Frequently Asked Questions
O que é uma revista científica?
Uma revista científica é uma publicação acadêmica seriada e contínua, publicada em períodos definidos (bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual) ou em fluxo contínuo (os artigos são publicados conforme aprovação pelo conselho de pareceristas) e que tem por propósito a divulgação de conteúdo de pesquisa científica em determinada área. Publica, portanto, artigos científicos que noticiam o resultado de pesquisas realizadas nos mais diversos campos do conhecimento.
Pode ser publicada em qualquer suporte (impresso e digital). Porém, existe hoje a exigência por parte de agências de fomento para que os periódicos científicos publiquem seu conteúdo online afim de uma ampla divulgação do conhecimento científico.
Como posso publicar uma revista científica online?
Se você já possui uma revista impressa e deseja fazer a publicação online, a primeira coisa que deve fazer é procurar a melhor ferramenta para gerenciar o conteúdo de sua publicação pensando não somente no visual e melhor apresentação do conteúdo, mas também, na manutenção deste conteúdo. Atualmente, a ferramenta mais completa para gerenciamento e publicação de periódicos científicos online é o SEER/OJS.
O que é SEER/OJS?
Open Journal Systems (OJS) é um software livre e de código aberto criado pelo Public Knowledge Project (PKP) para profissionalizar e agilizar o processo de gestão editorial e a publicação eletrônica de revistas científicas. É uma ferramenta gratuita que facilita a gestão e a edição do periódico pois ajuda o editor nas diversas tarefas administrativas e nos processos editoriais como envio e recebimento de artigos, comunicação direta com os autores, automatização da revisão por pares cega, etc.
No Brasil a ferramenta foi traduzida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e por isso usamos a sigla SEER. O Brasil é também o país que mais utiliza o sistema segundo dados do PKP.
Por que devo usar o SEER/OJS para gerenciar meu periódico?
Além da facilidade que o SEER/OJS proporciona para o editor ao automatizar e gerenciar os diversos processos editoriais e administrativos de um periódico científico, o sistema acabou se tornando pré-requisito para diversas agências de fomento à pesquisa, indexadores e bases de dados pois seu gerenciamento do processo de avaliação dos artigos científicos garante maior transparência e confiabilidade aos pareceres. Em outras palavras, utilizar o SEER/OJS confere ao periódico maior credibilidade dentro da comunidade científica.
Por que devo aprender a usar o SEER/OJS ou ao menos entender seu funcionamento?
Nada impede que o editor científico contrate um técnico ou tenha alguém em sua equipe editorial que se especialize no uso do SEER/OJS para assessorá-lo, porém, é imprescindível que ele esteja atento às atividades realizadas pelo técnico ou auxiliar uma vez que as tarefas que o sistema gerencia não são apenas técnicas mas também editoriais e cientificas e dizem respeito ao conteúdo e a qualidade de seu periódico. Por isso, mesmo que não utilize o sistema ativamente, é fundamental que o editor científico entenda seu funcionamento para poder intervir no processo de edição.
O que são bases de dados? E indexadores?
As bases de dados de periódicos científicos são sites de pesquisa acadêmica que facilitam a busca do pesquisador por determinados temas ou palavras-chave ao reunirem informações de artigos de diversas revistas. Existem bases específicas para áreas determinadas e bases multidisciplinares. Exemplo de base de dados: Periódicos CAPES. Um indexador é, de forma simplificada, uma base de dados que seleciona os periódicos que podem ou não figurar em seu site utilizando critérios mais específicos ou rígidos. Exemplo de indexador: SciELO.
Por que devo indexar minha revista acadêmica em indexadores e bases de dados?
Ter sua revista indexada em bases de dados e indexadores amplia a divulgação do conteúdo que você está publicando, facilita a pesquisa e aumenta o acesso ao conhecimento científico.
O que é ISSN?
O ISSN (International Standard Serial Number) é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número é único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído. O código ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista). Para cada suporte (online, impresso e demais suportes) ou sendo o título em um novo idioma da publicação é atribuído um código ISSN diferente.
A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.
Como posso obter o ISSN?
No Brasil o ISSN é emitido pelo Centro Brasileiro do ISSN, ligado ao IBICT. Basta acessar a página do CBISSN e seguir as instruções para cada formato de publicação. http://cbissn.ibict.br/
O que é DOI?
DOI é a sigla para Digital Object Identifier e é um serviço oferecido pela Crossref que confere aos documentos eletrônicos um número identificador único que tem por objetivo facilitar sua indexação, citação e créditos.
Como posso obter o número DOI para os artigos de minha revista ou para artigos de minha autoria?
Você pode se associar diretamente a Crossref ou via Sponsor e então solicitar o prefixo DOI. A Open Journal Solutions é um Sponsor da Crossref no Brasil. A Crossref tem um custo fixo, cobrado em dólares, pela associação e por cada registro de DOI emitido. Cada Sponsor pode cobrar taxas diferentes para a emissão e administração do DOI. Consulte-nos para saber mais sobre valores.