• O que é um periódico científico?

Um periódico científico é uma publicação acadêmica seriada e contínua, publicada em períodos definidos (bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual) e que tem por propósito a divulgação de conteúdo de pesquisa científica em determinada área. Publica, por tanto, artigos científicos que noticiam o resultado de pesquisas realizadas nos mais diversos campos acadêmicos.
Pode ser publicado em qualquer suporte (impresso e digital). Porém, existe hoje a exigência por parte de agências de fomento para que os periódicos científicos publiquem seu conteúdo online afim de uma maior divulgação do conhecimento científico.

  • Como posso publicar um periódico científico online?

Se você já possui um periódico impresso e deseja fazer a publicação online, a primeira coisa que deve fazer é procurar a melhor ferramenta para gerenciar o conteúdo de sua publicação pensando não somente no visual e melhor apresentação do conteúdo, mas também, na manutenção deste conteúdo. Atualmente, a ferramenta mais completa para gerenciamento e publicação de periódicos científicos online é o SEER/OJS.

  • O que é SEER/OJS?

Open Journal System (OJS) é um software livre e de código aberto criado pelo Public Knowledge Project (PKP) para profissionalizar e agilizar o processo de gestão editorial e a publicação eletrônica de revistas científicas. É uma ferramenta gratuita que facilita a gestão e a edição do periódico pois ajuda o editor nas diversas tarefas administrativas e nos processos editoriais como envio e recebimento de artigos, comunicação direta com os autores, automatização da revisão por pares cega, etc.
No Brasil a ferramenta foi traduzida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e por isso usamos a sigla SEER. O Brasil é também o país que mais utiliza o sistema segundo dados do PKP.

  • Por que devo usar o SEER/OJS para gerenciar meu periódico?

Além da facilidade que o SEER/OJS proporciona para o editor ao automatizar e gerenciar os diversos processos editoriais e administrativos de um periódico científico, o sistema acabou se tornando pré-requisito para diversas agências de fomento à pesquisa, indexadores e bases de dados pois seu gerenciamento do processo de avaliação dos artigos científicos garante maior transparência e confiabilidade aos pareceres. Em outras palavras, utilizar o SEER/OJS confere ao periódico maior credibilidade dentro da comunidade científica.

  • Por que devo aprender a usar o SEER/OJS ou ao menos entender seu funcionamento?

Nada impede que o editor científico contrate um técnico ou tenha alguém em sua equipe editorial que se especialize no uso do SEER/OJS para assessorá-lo, porém, é imprescindível que ele esteja atento às atividades realizadas pelo técnico ou auxiliar uma vez que as tarefas que o sistema gerencia não são apenas técnicas mas também editoriais e cientificas e dizem respeito ao conteúdo e a qualidade de seu periódico. Por isso, mesmo que não utilize o sistema ativamente, é fundamental que o editor científico entenda seu funcionamento para poder intervir no processo de edição.

  • O que são bases de dados? E indexadores?

As bases de dados de periódicos científicos são sites de pesquisa acadêmica que facilitam a busca do pesquisador por determinados temas ou palavras-chave ao reunirem informações de artigos de diversas revistas. Existem bases específicas para áreas determinadas e bases multidisciplinares. Exemplo de base de dados: Periódicos CAPES. Um indexador é, de forma simplificada, uma base de dados que seleciona os periódicos que podem ou não figurar em seu site utilizando critérios mais específicos ou rígidos. Exemplo de indexador: SciELO.

  • Por que devo indexar minha revista acadêmica em indexadores e bases de dados?

Ter sua revista indexada em bases de dados e indexadores amplia a divulgação do conteúdo que você está publicando, facilita a pesquisa e aumenta o acesso ao conhecimento científico.

  • O que é DOI?

DOI é a sigla para Digital Object Identifier e é um serviço oferecido pela Crossref que confere aos documentos eletrônicos um número identificador único que tem por objetivo facilitar sua indexação, citação e créditos.

  • Como posso obter o número DOI para os artigos de minha revista ou para artigos de minha autoria?

Você pode obter o DOI diretamente pela Crossref ou então pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Ver mais aqui: http://wiki.ibict.br/index.php/Solicitar_o_prefixo_DOI.